25 de jul. de 2012

Os reclamadores

E em um bom projeto é necessário dois lados: os que pensam e os que avaliam.
Sem avaliadores, idéias absurdas surgiriam nas mentes dos pensadores. O avaliador é um filtro. Penso que na vida também deve ser assim. Os que pensam e os que avaliam. Ou: 'Os que fazem e os que reclamam'.

Certamente à primeira vista não faz sentido. Mas avaliemos: se todos dissessem a máxima "Se não podes fazer melhor, não critique", o mundo estaria uma grande bagunça (para não dizer outras coisas). É de suma importância os avaliadores (ou: reclamadores). Se não posso fazer melhor, critico... e aguardo que alguém o faça. Obviamente, o mundo não funcionaria apenas com reclamadores.

Não tenho poderes políticos ou sequer financeiros para grandes mudanças urbanas. Devo eu ficar quieto e apenas assistir a tudo? Não... reclamo na cara de quem o fez. Devo me candidatar à política? Não... me sobra honestidade.

Se grandes filósofos tivessem se calado frente aos problemas da sociedade de suas épocas talvez não vivêssemos neste mundo que estamos. Talvez a sociedade estivesse até melhor, claro... mas não vamos complicar a linha de pensamento.

ok. ok. ok.
Parei, parei. Assumo: puro ressentimento, porque não aprendi a jogar futebol! vivo reclamando.

--- 
Crônicas de Um / 1 Qualquer: crônicas,contos,textos