26 de jun. de 2013

12 bilhões de índios

   Não é novidade a luta entre produtores rurais e ativistas ambientais (e/ou de direitos indígenas).

   Frequentemente ouvem-se as afirmações negativas de produtores rurais, e pessoas ligadas a área, sobre as áreas de preservação ambiental e do patrimônio indígena. Uma das principais alegações são a redução das áreas agriculturáveis. Sem entrar em detalhes técnicos, a problemática do cultivo é por vezes mais ligada a produtividade (Mg/ha) do que a área produzida. Ou seja, há tecnologia à disposição e não sendo utilizada. Isso sem citar que as maiores áreas produzidas muitas vezes são ligadas à monocultura de grãos de alto valor - como soja e milho. Produtos de mercado - commodities. Independentemente, a missão continua: alimentar o mundo.

   Analisemos: o mundo atualmente conta com uma população total de mais de 7 bilhões de pessoas; previsões afirmam haverão cerca de 9 bilhões em 2050. Se com a população e consumo atual já ouve-se de alguns representantes que "não há mais espaço" para cultivo, visando "alimentar o mundo"... como será em 2050? E em 2100? Vivemos uma época onde é necessário pensar no futuro.
   Seguindo o raciocínio destes produtores, praticamente não deveriam haver estas áreas de proteção ambiental e indígenas. Basicamente tudo virariam campos de produção... "para alimentar o mundo". Mas, e no futuro? Após alimentar a população de 9 bilhões - com um crescimento populacional exponencial - será necessário alimentar uma população de 10, 11, 12 bilhões de pessoas. Haverá área suficiente no mundo? Seguindo a linha de raciocínio dos mesmo... creio que cidades serão colocadas à baixo para produzir!


   Há campos improdutivos, áreas agriculturáveis não utilizadas devidamente, um crescimento populacional desorientado... mas parece que o problema mesmo são as áreas ambientais e indígenas. Depois destas haverão outras gerações. E muito antes destas já estavam por estas terras os índios, que receberam os colonizadores por vezes com flechas. Deviam saber o que vinha pela frente.



--- 
Crônicas de Um / 1 Qualquer: crônicas,contos,textos