11 de abr. de 2012

Trocados...


   Um dia ensolarado, com uma briza refrescante. Um homem se aproxima de uma mulher que aparentemente aguarda um ônibus em uma parada, fronte a uma praça.
   - Senhora, se me permites a licença, lhe peço apenas uma certa ajuda de custos visando minha alimentação..." - disse um homem, usando um terno e com a barba por fazer.
   A mulher o olhou com surpresa. Procurou algumas moedas em sua bolsa e as entregou ao homem sem dizer palavras. O homem a agradeceu com polida educação e quando estava se virando para seguir em seu caminho, a mulher chamou-o.
   - Desculpe-me, senhor... mas como alguém com aparente tão boa educação e usando um terno, está pedindo dinheiro para comer? - perguntou a mulher com muita curiosidade.
   O homem sentou-se ao lado dela no banco e disse:
   - Vou lhe contar a minha trajetória de vida, se me permites.
Com a curiosidade de uma mulher, esta concordou com a cabeça.
   - "Nasci em uma cidade, onde o futuro não era nada promissor". - iniciou o homem. - "Infância difícil, adolescência conturbada, e por aí vai. Resumindo... o tempo passou e o futuro chegou; nas ruas morei, pedindo dinheiro para as mais básicas necessidades..."
   A mulher o observava com olhos de pena.
   - Deve ter sido um período difícil de sua vida... e...
   - No início sim - prosseguiu o homem, interrompendo a mulher. - mas depois que peguei o jeito, foi muito fácil pedir dinheiro. Após aprender a pedir dinheiro... ninguém pedia dinheiro como eu; estratégia, planejamento e ensaio! Com o tempo, em apenas uma tarde eu conseguia o suficiente para sobreviver e ainda sobrava para comprar alguma roupa e um pouquinho de diversão.
   - Mas... para alguém que morou nas ruas, você...
   - Acalme-se. - interrompeu-a o homem. - Deixe lhe contar mais de minha vida... "Formei-me em Engenharia, anos de pesquisa científica; estudei ainda mais, fiz mestrado em uma universidade federal e algum tempo depois concluí meu doutorado na Alemanha! Trabalhei como pesquisador, trabalhei em empresas, tornei-me empresário, dei aulas em faculdades, escrevi livros..."
   - Uau. É impressionante Senhor, digo... Doutor! Bela história de vida. Um homem que pedia dinheiro pelas ruas, lutou, estudou, formou-se na faculdade, fez mestrado e doutorado... mas, só não entendi porque está nas ruas pedindo dinheiro agora!?
   O homem levantou-se, olhou nos olhos da mulher. E disse:
   - Acho que não prestaste a devida atenção à história que lhe contei. Nunca lhe disse que fiz isto; não fui das ruas ao doutorado, fui do doutorado às ruas...
   De queixo caído a mulher o olhava com surpresa. Sem entender nada.
   - Mas... - foi a única coisa que ela conseguiu dizer.

---
Moral da história? Quem disse que tem moral...?!
Nem tudo dá certo na vida.

E... ninguém pedia dinheiro como ele.


--- 
Crônicas de Um / 1 Qualquer: crônicas,contos,textos