7 de nov. de 2011

E eu, o que faço com esses números?


Venho analisando socialmente algumas pessoas a um bom tempo. Entre muitas mesas de bar – ou de Cafés mesmo – tenho visto diferentes tipos de pessoas:
- Conheci pessoas que só sabem falar sobre filmes...
- Conheci pessoas que só sabem falar sobre música...
- Conheci pessoas que só sabem falar sobre futebol...
- Conheci pessoas que só sabem falar sobre LIVROS...

E me pergunto:



- Quantos filmes tenho que ver para ser um ‘cinéfilo’?
- Quantos jogos ver para ser um ‘torcedor’?
- Quantas mulheres para ‘pegador’?
- Quanto tempo para namoro?
- Quantos trabalhos... ?
- Quantas músicas... ?
- Quantos amigos... ?
- Quantas festas... ?
- Quanto...


Enfim,
“... Quantas páginas tenho de ler para ser considerado um LEITOR”?
Ou, “Quantos livros tenho que ler por ano...”?
---
O que é mais válido: uma estante cheia de livros ou com poucos, mas bons, livros?!
E quando falo em ESTANTE, podemos considerar as “virtuais”, como no caso da LIDOS no Skoob. Seguidamente vejo pessoas com mais de 200 livros lidos, porém quando vou visualizar quais são estes, me deparo com livros – considerados pelo público em geral como – “fracos” (em outras palavras, livros “fáceis” de ler!... para não citar nomes e receber críticas de fanáticos!). Em contraponto, eu mesmo já fui até preconceituoso ao minimizar estantes com menos de 50 livros; porém após visualizar, QUE livros: clássicos, complexos, etc...!
Além disto, devemos considerar como livros LIDOS os “gibis Turma da Mônica”... livros de faculdade... Crepúsculo (brincadeira gente!!!)... auto-ajuda... etc? (bom... respondam vocês!... apenas joguei a poeira no ventilador!).
Ainda; o que é mais importante considerar: número de livros ou de páginas? Há livros de 800 páginas, há livros de 100 páginas (na realidade há livros de 50 páginas, mas isto já é assunto para outro dia!).
Segundo estudos, em média o brasileiro lê menos de 5 livros/hab./ano (4,7!); porém este número ainda inclui os “obrigados” pela escola e didáticos; se considerado um número mais “REAL” esta média cai para menos de 2 livros/ano (~1,3-1,8)!!! Estes números se tornam mais concretos quando comparados com outros países: EUA = 5 livros/ano; Europa = 5-8 livros/ano.
Mas vejamos, conheço pessoas que estão a 20 anos lendo e relendo um mesmo livro; conheço pessoas que lêem mais de 100 livros por ano. Conheço pessoas que leram livros de 800 páginas em 1 semana... conheço pessoas que comem uma pizza gigante sozinhos.
Muitos lêem diversos livros, porém não conseguem ter opinião sobre os mesmos, não são capazes de sequer conversar sobre o que acabaram de ler. Leitura dinâmica? Leitura rápida? Simples virar de páginas?
...há pessoas que lêem diversos livros por ano, mas não possuem nem opinião sobre QUALQUER outro assunto!
E bem, após toda esta introdução:
>>>QUANTAS PÁGINAS/LIVROS TENHO QUE LER PARA QUE ME CONSIDEREM UM ‘LEITOR’?
Quantos livros VOCÊ lê por ano?
e...
Quantos filmes assiste?
Quantas namoradas?
Quantas músicas... ?
Quantos amigos... ?
Quantas festas... ?
Quanto...
...trabalho, contas, quem sabe filhos; faculdade/colégio, casa-da-mamãe, comida na mesa, quem sabe até roupa lavada.
O ser humano é um animal, mamífero. E como a maior parte dos mamíferos, vive em grupos, sociedade.
Critiquem-me. Discutam. Só não percam tempo dizendo BOBO-FEIO. Argumentos por favor.

Kapletto,
um tomador de café.

(originalmente escrito para o blog http://www.vidadeleitor.com/)