3 de dez. de 2011

Bicicleta de Lomba

Olhei para o lado e vi minha bicicleta escorada na parede, com os pneus murchos e o banco estragado.
Comprei esta bicicleta para facilitar meu trajeto até o trabalho; qual já estava facilitado, pois me mudei a pouco tempo para mais perto, à fim de evitar perder tanto tempo em trânsito - afinal de contas, eu poderia pegar estas cerca de 3h de trânsito diárias e gastar em 'nadismo'.

Andei alguns dias de bicicleta até a empresa, o que tornou o trajeto ainda mais rápido e prático. O vento na cara me proporcionava uma sensação de liberdade, mas estragava meus cabelos (os poucos que ainda restam). Na realidade também não me permitia andar lendo (sim, aprendi a fazer isto à algum tempo, para aproveitar ainda mais o tempo "livre"). Mas a bicicleta acabou estragando e foi mais fácil deixá-la encostada na parede do que fazer a manutenção necessária.


De certo modo, a bicicleta até facilitava a ida ao trabalho... mas a volta nem tanto. Me lembrou meus tempos de guri, quando ia de 'bici' a um clube que ficava no fim da minha rua. Era uma decida incrível, alcançando uma velocidade absurda naquela velha bicicleta - algo próximo ao recorde mundial de velocidade em bicicleta, achava eu na época. Pensando agora, eu não tinha noção do risco que corria.
O problema era voltar. Tudo que sobe, desce... e o inverso é pior ainda. Na descida todo santo ajuda (e protege - ou me protegeu ao menos). Resumindo: era impossível subir pedalando; nem que a dita bicicleta tivesse umas 32 marchas.

Era um Efeito Carrinho de Lomba. Desce em cima, sobe empurrando. Porém, cansava empurrar a bicicleta lomba-à-cima, o que colocava aquela criança em um dilema: "facilitar a ida, ou a volta?". O mesmo dilema pôs este projeto-de-adulto na decisão de ir de bicicleta ou à pé pro trabalho...
Se bem que não tenho pressa de chegar ao trabalho. Acho que prefiro aproveitar aqueles poucos minutos até lá; como um último suspiro antes do mergulho.

Acho que a vida também tem um Efeito Carrinho de Lomba.
É sempre mais fácil descer na vida, do que subir.
...
Acho que meu salário sofre o mesmo efeito!
.